Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

UM ESTUDO SOBRE O TÍTULO GREMISTA

Caro leitor, devoto da técnica e da raça, parabéns torcedor do Grêmio pela conquista da Copa do Brasil de 2016. Um time consagrado, e que consagra. Renato Gaúcho é a cara do Grêmio, e esse Grêmio é a cara dele. O time comandado por Roger jogava de uma forma diferente da do time comandado pelo Renato, o que não quer dizer que o de um seja melhor que o do outro, mas tem diferenças. E claras.
Roger trouxe inovações técnicas. A metodologia aplicada nos treinamentos eram facilmente traduzidas para o campo, com menos rachão e mais treinos táticos com microciclos visando a posse, a condução e o passe com paciência e inteligência. Mobilidade, infiltração... Douglas era um "falso atacante", um dos maiores finalizadores do time jogando mais próximo da área, invertendo posições com Luan, dificultando a marcação. Uma desordem organizada. Treinada.
Renato também trouxe inovações. O Grêmio deixado por Roger teve seu legado com a imagem arranhada. Injustamente. As derrotas para Botafogo e Ponte Preta, essa última por 3x0, abriram discussões sobre a deficiência defensiva do time, que já não demonstrava em campo a intensidade de antes. A salvação é o eterno ídolo tricolor. Sem muitas modificações táticas, aos poucos Renato identifica e ajusta as lacunas do elenco. O modelo de jogo é bem parecido, o que difere são as ações: o Grêmio se torna mais agudo, diminuindo o número de passes mas aumentando a intensidade próxima ao gol, por exemplo.
Roger teve participação nessa decisão. Nos dois lados. O Atlético foi nitidamente um time mais organizado, ocupando todos os espaços do campo, com uma estratégia clara para neutralizar os esperados contra ataques gaúchos. O torcedor alvinegro pode esperar um time envolvente para a próxima temporada, e sonhar mais alto que o quarto lugar do brasileiro ou o vice da copa do Brasil, conquistado no primeiro jogo da final.
Que me perdoe as opiniões contrárias, mas tem dedo do Renato nessa conquista. Não a mão.



Um comentário:

  1. Concordo, acho que na verdade o Renato deu aquele famoso gás novo pro time e fez poucas alterações no time do Roger, só que essas alterações fizeram uma diferença!!!

    ResponderExcluir